Uma nova etapa da Tarifa Social de Energia Elétrica está sendo implementada na Paraíba e promete aliviar o bolso de milhares de famílias. Cerca de 650 mil paraibanos serão beneficiados com descontos automáticos na conta de luz, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
A iniciativa, que tem alcance nacional, busca identificar automaticamente famílias em situação de vulnerabilidade que atendam aos critérios da tarifa social, sem necessidade de solicitação por parte do cidadão.
O benefício oferece descontos que variam de 10% a 65% na fatura de energia elétrica, dependendo da faixa de consumo. Para ter acesso automático à tarifa social, é preciso que o CPF do titular da conta de luz esteja vinculado ao Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal.
Além disso, famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou que tenham entre os moradores alguém que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também são elegíveis.
A medida tem o objetivo de garantir o acesso à energia elétrica de forma digna para quem mais precisa. Na Paraíba, com o custo da energia entre os principais gastos das famílias de baixa renda, a economia mensal pode fazer grande diferença no orçamento doméstico.
Para verificar se você já está sendo beneficiado pela tarifa social ou se está apto a receber o desconto, basta consultar o site da distribuidora de energia do estado (Energisa Paraíba) ou procurar o CRAS mais próximo.
Comente sobre o post