A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) iniciou, nesta segunda-feira (7), a vistoria obrigatória dos veículos que fazem transporte escolar na capital para o segundo semestre de 2025. O procedimento, que é realizado duas vezes ao ano, segue até o dia 31 de julho e visa garantir a segurança e o conforto de alunos e responsáveis.
De acordo com a Semob-JP, 435 veículos estão cadastrados para a atividade e deverão passar por uma inspeção completa. A vistoria acontece de segunda a sexta, das 8h às 14h, na sede do órgão, localizada no km 25 da BR-230, no bairro do Cristo Redentor.
Durante a avaliação, mais de 40 itens são inspecionados, incluindo faróis, cintos de segurança, tacógrafo, extintor de incêndio, pneus, buzina, travas das portas, bancos, pintura e para-brisa. Também são conferidas as faixas obrigatórias nas laterais e na traseira dos veículos.
A documentação do veículo e do condutor também é checada, como a CNH compatível com a atividade, alvará de permissão, certificado do curso de condutor escolar, crachás de motorista auxiliar e acompanhante, além do licenciamento e tacógrafo.
Taxas, penalidades e selo de aprovação
O valor da vistoria é de R$ 102,86. Quem perder o prazo está sujeito a multa de R$ 38,57. Veículos reprovados poderão se regularizar dentro de um prazo estipulado, dependendo da gravidade da irregularidade. No entanto, falhas em itens de segurança obrigatória devem ser corrigidas imediatamente. Caso contrário, o veículo será impedido de circular.
Os veículos aprovados recebem um selo azul-marinho, referente ao segundo semestre de 2025, que é fixado no para-brisa dianteiro.
A Semob-JP orienta os pais e responsáveis a confirmarem, antes de contratar o serviço, se o veículo está regularizado. A consulta pode ser feita por meio do telefone (83) 3213-7188, na Divisão de Transportes da autarquia.
Comente sobre o post