O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de acumulado de chuvas com perigo potencial para 21 cidades do litoral e do agreste da Paraíba. O aviso, que terminaria às 10h desta terça-feira (8), foi prorrogado por mais 24 horas e segue válido até as 10h desta quarta-feira (9).
A previsão é de chuvas com volume entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 mm por dia. Mesmo com a intensidade moderada, o alerta indica baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, especialmente em áreas com encostas, drenagem precária ou histórico de ocorrências.
A recomendação das autoridades é evitar exposição durante as pancadas de chuva, observar sinais de movimentação em encostas, não utilizar equipamentos eletrônicos conectados à rede elétrica e acompanhar novas atualizações por meio da Defesa Civil (telefone 199) ou do Corpo de Bombeiros (193).
As regiões afetadas também incluem áreas do litoral e agreste do Rio Grande do Norte (Central, Leste e Oeste Potiguar) e da Mata Paraibana.
Cidades paraibanas sob alerta:
João Pessoa, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Conde, Pitimbu, Mamanguape, Rio Tinto, Baía da Traição, Lucena, Capim, Mataraca, Marcação, Itapororoca, Curral de Cima, Pedro Régis, Jacaraú, Lagoa de Dentro, Tacima, Logradouro e Caiçara.
O inverno começou oficialmente neste mês e, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a previsão é de chuvas esparsas e temperaturas variando entre 15 °C e 31 °C no estado.
Comente sobre o post