Um novo produto turístico vai mostrar uma região com grande potencial na Paraíba. Começa na próxima quarta-feira (30) o Festival de Inverno das Serras – FIS, promovido pelo Fórum de Turismo Sustentável do Curimataú. O FIS terá uma extensa programação cultural, oficinas, artesanato, literatura, debates, teatro e cinema, feira gastronômica, shows musicais e atividades na natureza. O FIS vai até o dia 03 de agosto e vai acontecer nos municípios de Serra da Raiz, Dona Inês, Araruna. Cacimba de Dentro, Cuité e Barra de Santa Rosa. O Festival é patrocinado pelo Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura, e tem como parceiros ainda o Sebrae PB, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar, o Serviço Social do Comércio, Sesc, o Empreender Paraíba, a Fundação Espaço Cultural, a Universidade Federal da Paraíba, a Universidade Estadual da Paraíba, o Instituto Federal da Paraíba e a Universidade Federal de Campina Grande.
A microrregião do Curimataú paraibano está inserida no agreste, na parte leste do Planalto da Borborema. Por estar situada em uma área de altitudes mais elevadas, possui um clima mais ameno e paisagens impressionantes, formadas por cânions, cachoeiras, matas nativas e trilhas planejadas e demarcadas. O Curimataú paraibano apresenta potencial para o desenvolvimento sustentável, turismo de aventura, rural, religioso, ecológico, histórico-cultural e arqueológico.
“O Festival de Inverno das Serras vai movimentar a região, que está se preparando”, afirmou Ricardo Câmara, presidente do Fórum de Turismo da região. Ricardo comentou que a a realização do Festival de Inverno das Serras vai contribuir para qualificar a mão de obra local por meio de cursos e oficinas para aperfeiçoar as atividades dos artesãos, microempreendedores e artistas da região. “Sobre a geração de emprego e renda, a gente quer exatamente isso: estimular os pequenos negócios, gerar trabalho, fazer a economia circular”. O presidente do Fórum ressaltou a importância de estabelecer o Curimataú como destino turístico na Paraíba, enfatizando a parceria dos municípios que farão parte do festival. “Cada um dos cinco municípios tem sua história, cultura e um patrimônio natural únicos. Eles estão envolvidos também trabalhando nisso. O impacto do festival é o autoconhecimento da cultura das regiões entre os municípios, o sentimento de pertencimento. É assim que, aos poucos, consolidamos o Curimataú como um destino importante no interior do estado, dando um exemplo de integração e regionalização turística”, afirmou Ricardo Câmara.
Serra da Raiz – o primeiro município que recebe o FIS está localizado a 138 quilômetros de João Pessoa. Sua história está ligada a colonização da Paraíba: contam os historiadores que em 1574 o indígena Iniguaçú teria arregimentado os guerreiros de sua tribo para buscar a jovem Iratembé, sua filha, que fora raptada por um mestiço. E invadiram o engenho de Diogo Dias, na região de Goiana, onde estava a jovem e mataram todos. Esta é a famosa Tragédia de Tracunhahém, que provocou nos portugueses a ordem para colonizar a Paraíba. Serra da Raiz possui grande potencial para o turismo, principalmente para atividades na natureza. Entre os pontos que mais chamam a atenção está a Cachoeira da Mijona, a Loca da Nega, o Cruzeiro, com vista panorâmica da cidade e o Lajedo Alto. O município possui o Museu do Homem Serrano e é famoso também pela produção de licor artesanal. Devido as suas paisagens encantadoras alguns empreendimentos turísticos vem surgindo, entre eles, chalés para hospedagem, mirantes, empresas de turismo, restaurantes e bares. (Assessoria – Fotos: Ale Lontra e Aventureiros da Copaoba)
Com assessoria
Programação Festival de Inverno das Serras – SERRA DA RAIZ
Quarta, 30 de Julho 2025
– 17h – Abertura da Feira de Artes e Gastronomia, no Largo do Teatro.
– 19h30 – Abertura oficial do Festival de Inverno das Serras, no Teatro Lourival Freire.
– 21h – Apresentação musical de Marden Morais, no Largo do Teatro.
Quinta, 31 de Julho
– 9h – Oficinas Artísticas
– 15h – Mostra de Filmes
– 20h – “Noite do Vinil” e show com Rodolfo César, no Teatro Lourival Freire.
Sexta, 01 de agosto
– 9h – Oficinas de Teatro no Teatro Lourival Freire
– 14h até às 17h – Feira de Arte e Gastronomia, no Pavilhão Central e Apresentação de Grupos Culturais.
– 19h – Espetáculo “Tem Boi no Algodão” com a Cia de Teatro Boca de Cena, no Teatro Lourival Freire.
– 20h – Apresentação do Boi de Reis do Mestre Ivanildo, no Pavilhão Central.
– 21h – Show musical com Marcelo Lima e Marquinhos da Serrinha.
Sábado, 02 de agosto
– 8h – Ecoturismo – Trilha para a Cachoeira da Mijona
– 14h – Feira de Artes e Gastronomia,no Pavilhão Central
– 14h às 17h – Mostra Literária no Pavilhão Central
– 19h – Apresentação da Orquestra de Cordas,do Sesc e da Orquestra Prima, de Bananeiras
– 21h – Show musical com Banda Oásis e Kevin Ndjana
Domingo, 3 de agosto
– 8h – Atividades de Ecoturismo – Trilha para o Mirante do Tambor e a Loca da Nega, com saída da Praça Iniguaçú.
– 9h – Cavalgada do Agricultor, com saída do Pavilhão Central
Comente sobre o post