Uma grande operação integrada entre a Polícia Civil da Paraíba e o Ministério Público do Estado prendeu 23 pessoas na manhã desta quarta-feira (25), durante a “Operação Hope”, que teve como alvo uma facção criminosa com atuação em várias cidades do estado.
A ação foi deflagrada nas cidades de João Pessoa, Santa Rita, Conde, Campina Grande e Remígio, com o cumprimento de 70 mandados judiciais — sendo 25 de prisão preventiva e os demais de busca e apreensão. Os alvos respondem por crimes como tráfico de drogas, comércio ilegal de armas, homicídios e lavagem de dinheiro.
Mais de 200 agentes participaram da operação
De acordo com a Polícia Civil, cerca de 200 agentes de segurança foram mobilizados para cumprir os mandados. A operação contou com apoio de diversas unidades especializadas, como a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), Desarme, Unintelpol, além do Gaeco, do Ministério Público, e da Secretaria de Administração Penitenciária.
Também foram cumpridos mandados dentro de três unidades prisionais do estado.
Liderança da facção foi identificada após prisão em Campina Grande
As investigações começaram em 2024 e se intensificaram após a prisão de uma das lideranças da facção criminosa, na zona rural de Campina Grande, em janeiro deste ano. A partir dessa prisão, foi possível mapear toda a estrutura logística e operacional do grupo.
Segundo a polícia, a facção movimentava altos volumes de entorpecentes e armas, e atuava com violência, sendo responsável por diversos homicídios na região.
Operação Hope quer quebrar rede criminosa no estado
O nome “Hope”, que em inglês significa “esperança”, foi escolhido como uma forma simbólica de representar a intenção das forças de segurança em restabelecer a tranquilidade e segurança pública nos municípios atingidos pela atuação do grupo criminoso.
A Polícia Civil informou que mais prisões podem ocorrer nos próximos dias.
Comente sobre o post