A trajetória do poeta, advogado e ex-governador paraibano Ronaldo Cunha Lima será retratada no cinema a partir do dia 8 de agosto, com o lançamento do curta-metragem “Habeas Pinho”. A primeira exibição acontecerá em sessão especial para convidados, no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, cidade natal do homenageado.
O filme é idealizado e produzido por Gal Cunha Lima, filha do poeta, e reúne nomes do audiovisual paraibano em sua produção e elenco. O título do curta faz referência a um dos textos mais icônicos de Ronaldo Cunha Lima: o poema “Habeas Pinho”, escrito para defender, em forma de verso, o direito de um seresteiro continuar tocando violão, após problemas com a justiça por conta de suas cantorias noturnas.
Dirigido pelos campinenses Nathan Cirino e Aluízio Guimarães, o curta não se limita ao aspecto literário do ex-governador, mas também destaca o seu lado humano e social. Em entrevistas recentes, Gal destacou que a obra é uma forma de preservar a memória e a essência do pai — um homem que uniu política, poesia e sensibilidade popular.
Depois da estreia em Campina Grande, o curta também será exibido em João Pessoa, em nova sessão para convidados, em data ainda a ser definida.
Comente sobre o post