A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi detida nesta terça-feira (29) em território italiano, segundo confirmou o Ministério da Justiça do Brasil. A prisão acontece semanas após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar a execução imediata da pena de dez anos de reclusão imposta à parlamentar.
Zambelli foi condenada em maio por envolvimento no ataque hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além da pena, a Corte também decidiu pela perda de seu mandato parlamentar. A determinação de cumprimento da sentença partiu do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, no mês de junho.
Após a decisão, a deputada deixou o país em direção à Itália, onde permaneceu até ser localizada por autoridades locais. A imprensa italiana reporta que o deputado ecologista Angelo Bonelli forneceu à polícia o endereço em que Zambelli estaria hospedada, colaborando para sua identificação.
A extradição da deputada agora depende de tratativas diplomáticas entre os dois países, baseadas no tratado de cooperação jurídica vigente entre Brasil e Itália. O Ministério da Justiça brasileiro já foi comunicado oficialmente da detenção e deve acompanhar o processo.
Comente sobre o post