As inscrições para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) seguem abertas até as 23h59 desta quarta-feira (30), exclusivamente pela internet, no Sistema Enamed. O prazo também contempla solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social.
As provas estão marcadas para o dia 19 de outubro. O Enamed substitui o Enade para os cursos de medicina e, a partir de 2025, será aplicado anualmente. A iniciativa do Ministério da Educação é coordenada pelo Inep, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com o objetivo de aprimorar a formação médica no país.
A participação é obrigatória para estudantes concluintes do curso de medicina, sendo pré-requisito para a colação de grau. Médicos já formados podem participar de forma opcional, desde que desejem concorrer ao Exame Nacional de Residência (Enare). O cronograma prevê inscrição e solicitações de atendimento especializado ou nome social de 7 a 30 de julho, resultado das solicitações em 11 de agosto, período para recursos entre 11 e 15 de agosto, resultado do recurso em 20 de agosto, preenchimento do questionário do estudante de 18 de agosto a 18 de outubro, e aplicação das provas em 19 de outubro.
O exame contará com 100 questões de múltipla escolha, divididas igualmente entre as áreas de clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental. A avaliação será baseada nos critérios do Enade e nas diretrizes curriculares nacionais para medicina.
Além da prova objetiva, os estudantes devem responder a um questionário obrigatório.
A participação no Enamed também permite o acesso ao Exame Nacional de Residência (Enare), que oferece 11.388 vagas para programas de residência médica, multiprofissional e uniprofissional em 237 instituições, número que representa um aumento de 28% em relação à edição anterior.
Comente sobre o post