O Governo Federal anunciou, nesta quarta-feira (30), o andamento de duas grandes obras que vão reforçar o abastecimento de água no Sertão da Paraíba. Uma delas é o Ramal do Apodi, que já está com 72% dos trabalhos concluídos. O canal tem 115 quilômetros de extensão e capacidade para transportar 40 mil litros de água por segundo. A previsão é de que a obra seja finalizada até outubro de 2026.
O investimento total no Ramal do Apodi é de R$ 1,4 bilhão, com a meta de garantir segurança hídrica a 45 municípios, parte deles na Paraíba.
Tanto o Ramal do Apodi quanto o Ramal do Piancó fazem parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), iniciativa que busca levar água para consumo humano e atividades produtivas em regiões que sofrem com a escassez.
O Ramal do Piancó também foi destacado pelo Governo como um projeto essencial para o estado. A estrutura vai beneficiar cerca de 350 mil pessoas em 36 municípios paraibanos, por meio da condução direta da água até o leito do Rio Piancó.
A obra será realizada em duas etapas, utilizando adutoras de ferro fundido com 1.200 mm de diâmetro. O edital para início dos trabalhos deve ser publicado no último trimestre de 2025. O ramal terá início no município de Mauriti, no Ceará, e seguirá até o Açude Condado, ajudando a melhorar o abastecimento em uma das áreas mais afetadas pela seca no estado.
Comente sobre o post