A cidade de Serra da Raiz abriu o Festival de Inverno das Serras, na noite desta quarta-feira, 30, com uma solenidade no Largo do Teatro Lourival Freire. O evento marcou o início de uma extensa programação que vai passar por seis municípios do curimataú promovendo arte, cultura, turismo e valorização das raízes locais com o objetivo de desenvolver o turismo de base comunitária. .
A solenidade de abertura contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, representando o governador João Avezedo. Ele destacou o momento positivo que a Paraíba vive no fortalecimento do turismo, e celebrou a criação do Festival como um novo produto cultural do estado, fruto de parcerias com o município e com o Fórum de Turismo Sustentável do Curimataú. O presidente do Fórum, Ricardo Câmara, também ressaltou o apoio do governo do Estado, determinante para a realização do Festival, que ele acredita que será um grande produto enaltecendo a cultura e o turismo do curimataú.
Participaram ainda os prefeitos de Araruna, Availdo Azevedo, prefeito de Dona Inês, Antônio Justino, prefeito de Barra de Santa Rosa, Alex Condá e o prefeito de Cacimba de Dentro, Pollyano Pereira, além da gerente regional do Sebrae PB Jacy Viana, secretários de turismo e cultura e outras autoridades.
A abertura do FIS foi marcada por apresentações culturais, entre elas a Banda de Música Joaquim Menezes, um dos maiores símbolos culturais do município, e a apresentação do cantor Marden Morais, talento da terra. Outro momento de grande emoção foi a apresentação do Boi de Reis do Mestre Ivanildo, conduzido pela mestra Ciada Ribeiro — um verdadeiro ícone da identidade de Serra da Raiz. O Boi de Reis é uma representação cultural nordestina quase extinta, com origens em Portugal. O Boi de Rei de Serra da Raiz mantém a tradição e encantou os presentes.
A programação do Festival de Inverno das Serras em Serra da Raiz segue nos próximos dias com mostras de filmes, encontros literários, a Noite do Vinil, além dos shows com Danny Xavier e o cantor Kevin Ndjana, ex-participante de destaque do The Voice Brasil, no sábado, 02.
Um dos objetivos do Festival é também divulgar o potencial de atividades de ecoturismo que podem ser praticadas na região. Por isso estão programadas, com condutores, trilhas para alguns pontos turísticos na natureza , como a Cachoeira da Mijona, o Mirante do Tambor, o Sítio Arqueológico Loca da Nega, entre outros atrativos naturais da região. As manifestações culturais continuam até domingo, 4, com a realização da Cavalgada do Agricultor, que vai reunir cavaleiros e aboiadores.
Com assessoria
Comente sobre o post