Um jovem estudante da rede pública estadual da Paraíba está chamando atenção em todo o Brasil após desenvolver uma plataforma digital inovadora, que utiliza inteligência artificial (IA) para ensinar educação fiscal de forma prática e interativa. A iniciativa, além de tecnológica, tem forte impacto social, ajudando estudantes de escolas públicas a entenderem melhor o funcionamento dos impostos e o papel do cidadão no uso consciente dos recursos públicos.
Com apenas 17 anos, o aluno é morador do município de Esperança, no Agreste paraibano, e estuda na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT). Ele desenvolveu o projeto como parte de uma atividade acadêmica, mas a proposta ganhou relevância ao ser selecionada para a Semana Nacional de Educação Fiscal, e já foi premiada em eventos científicos e feiras de tecnologia.
A plataforma foi criada com apoio de ferramentas de IA generativa e linguagem de programação acessível, possibilitando que qualquer aluno, mesmo sem conhecimentos técnicos avançados, consiga navegar e aprender sobre conceitos como orçamento público, cidadania fiscal, tributos e controle social.
O diferencial do projeto está na abordagem lúdica e no uso de chatbots educativos, que simulam atendimentos e situações reais do cotidiano fiscal. A solução também inclui testes interativos e conteúdos atualizados conforme as diretrizes da Receita Federal e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A ideia surgiu a partir da percepção do jovem sobre a falta de acesso à educação financeira e fiscal nas escolas públicas, especialmente nas regiões mais carentes. Agora, o objetivo dele é escalar o projeto, oferecendo acesso gratuito à plataforma em toda a rede estadual.
A proposta reforça o potencial da juventude nordestina e o papel da tecnologia como ferramenta de transformação social e educacional.
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