As águas do Rio São Francisco começaram a ser liberadas na manhã desta terça-feira (5), a partir da Estação de Controle Caiçara, na Paraíba, marcando uma nova etapa do Programa de Integração do Rio São Francisco (PISF). A operação, coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), tem como destino o estado do Rio Grande do Norte, com percurso total de aproximadamente 412 quilômetros.
A água captada em Cabrobó (PE) percorreu 239 km até alcançar o território paraibano. Às 8h, foi liberada da Estação Caiçara, na Paraíba, com vazão inicial de 10 mil litros por segundo (10 m³/s). A próxima etapa do trajeto é o Túnel Engenheiro Avidos, também na Paraíba, que começará a liberar água no dia 6 de agosto, com vazão total de 12,5 m³/s, dos quais 10 m³/s seguirão para o Rio Grande do Norte.
No dia 8, as águas alcançarão o Túnel São Gonçalo, no município de Sousa (PB), após um trajeto de 25 km. A previsão é de que a água chegue à divisa entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte entre os dias 18 e 22 de agosto, com vazão combinada de 13,0 m³/s – sendo 8,0 m³/s do PISF e 5,0 m³/s da vazão natural do rio Piranhas-Açu.
As águas liberadas abastecerão as barragens de Oiticica, em Jucurutu, e Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório potiguar, situado nos municípios de Itajá, São Rafael e Jucurutu.
Durante cerca de 132 dias de operação, o volume total previsto para entrega ao Rio Grande do Norte é de 46,3 milhões de metros cúbicos, com vazão média de 4,06 m³/s. O mês de agosto servirá como período de testes para ajustes operacionais conforme o comportamento do sistema.
Comente sobre o post