O Theatro Santa Roza, localizado no Centro de João Pessoa, será reinaugurado nesta quarta-feira (13) após a conclusão das obras de manutenção. O anúncio foi feito pelo governador João Azevêdo (PSB) durante o programa Conversa com Governador nesta segunda-feira (11).
Considerado um dos teatros mais antigos do Brasil e o mais antigo da Paraíba, o Theatro Santa Roza recebeu um investimento de mais de R$ 2,6 milhões para sua reforma, segundo a Superintendência de Administração do Patrimônio da União na Paraíba (Suplan-PB).
A revitalização foi realizada com o compromisso de preservar a estrutura original do prédio histórico. O restauro contemplou vários setores do teatro, incluindo o subsolo (que abriga o setor administrativo, casa de máquinas, subestação, salas de balé, lanchonete, depósito, banheiros e estacionamento com 8 vagas), o térreo (pátio externo, fonte de água, foyer, auditório com 412 assentos, palco, camarins, copa, depósito e banheiros), o 1º pavimento (camarotes e banheiros) e o 2º pavimento (camarotes, foyer e banheiros).
Além da reinauguração do Theatro Santa Roza, o governador também informou que as obras de reforma na Fundação Cultural de João Pessoa (Funad) e no Teatro Sesquicentenário serão entregues ainda esta semana.
O Theatro Santa Roza foi inaugurado em 3 de novembro de 1889, recebendo o nome em homenagem ao então presidente da Paraíba, Francisco da Gama Roza. Sua construção começou em 2 de agosto de 1852, por meio da Lei Provincial Nº 549, durante o governo de Francisco Teixeira de Sá. A obra, inicialmente gerida pela Sociedade Particular Santa Cruz, foi interrompida em 1882 por falta de recursos financeiros, sendo retomada posteriormente durante a gestão de Gama Roza.
O teatro é reconhecido por sua importância histórica e cultural, tendo sido palco de diversos eventos artísticos e históricos que marcaram a Paraíba.
Comente sobre o post