Até domingo, 17, o município de Araruna sedia o Festival de Inverno das Serras, novo produto que tem como objetivo interiorizar o turismo na Paraíba, divulgando a região do curimataú, formada por um conjunto de 29 municípios localizados na parte leste do Planalto da Borborema, com potencial para o turismo de aventura, rural, religioso, ecológico, histórico-cultural e arqueológico. O Festival de Inverno das Serras é promovido pelo Fórum de Turismo Sustentável do Curimataú e acontece em seis municípios: Serra Branca, Barra de Santa Rosa, Araruna, Dona Inês, Cuité e Cacimba de Dentro. A rota já aconteceu em Serra da Raiz e Barra de Santa Rosa.
Na capital da aventura na Paraíba, a programação vai acontecer de 14 a 17 de agosto e vai oferecer ao turista, visitante e moradores uma extensa programação cultural, incluindo shows com Seu Pereira e Coletivo 401, Kevin Ndjana, Yuri Carvalho, Diogo das Virgens, oficinas de literatura, lançamento de livros, cinema, contação de história, dança típica , feira de gastronomia e de artesanato e atividades de ecoturismo.
O presidente do Fórum do Turismo do Curimataú e secretário de Turismo de Araruna, Ricardo Câmara, destaca a importância do Festival: “Cada município tem sua potencialidade e o Festival, além de mostrar lugares muitas vezes ainda desconhecidos do próprio paraibano, vai despertar nos moradores o desejo de ser um empreendedor do turismo, gerar renda e ter orgulho da nossa cultura”.
Ele destaca a importância da participação nas oficinas, que qualificam os moradores. O Festival de Inverno das Serras tem o apoio máster do Banco do Nordeste do Brasil, BNB PB, Governo do Estado através da Secretaria de Cultura, e também do SebraePB, Senar, Sesc, Empreender PB, a Fundação Espaço Cultural, UFPB, UEPB, IFPB e UFCG.
A programação musical acontece no centro histórico, onde será montado um palco que vai receber os artistas Kevin Ndjana, Seu Pereira e Coletivo 401, Yuri Carvalho, Diogo das Virgens, Banda Nostalgia e Samia Araújo e Banda, em dias alternados. Outro destaque é a programação de literatura que vai reunir nomes de referência como Adalberto Targino e Rogério Fialho.
O coordenador de Cultura de Araruna, Wellington Rafael Silva ressaltou a importância da realização do FIS; “Não trata-se apenas de apresentações, mas do encontro do habitante local e dos turistas e visitantes com a nossa cultura através das oficinas, da nossa cultura, da nossa geografia, através do nosso cenário natural, e por isso somos uma das cidades baluartes do turismo na Paraíba, tudo isso junto ao clima ameno que compõe esse rol do Festival de Inverno das Serras”.
A programação começa neste quarta, 13, com as oficinas, que são preparatórias e deixam aprendizado para o município. Todos que desejarem participar das oficinas podem procurar a secretaria de cultura do município ou enviar um email para o endereço eletrônico: secultararunapb@gmail.com.br
Com assessoria
Programação
Quarta, 14.08
– 9h30 e 14h30 – Oficina de Contação de História, com Diógenes Barbosa
Local: Escola Branca de Neve
Inscrições: Sala do Mei.
Quinta, 15.08
8h às 12h e 14h às 18h Oficina de Cinema
Local Auditório da Secretaria de Educação
8h às 11h e 13h às 18h Oficina Vivência de Cordel
Local: Escola João Alves
8 às 11h e 13h às 16h
8h às 11h e 13h às 18h– Oficina Vivência em Literatura
Local: Escola João Alves
8h – Oficina de Vivência em HQ
8h às 11h e 13h às 16h – Oficina de Pintura
Local: Centro de Cultura
8h – Oficina de Edição e Captação Mobile
Local: ECIT Escola Técnica Integral
17h30 – Abertura Oficial do Festival de Inverno das Serras, em Araruna
Apresentação da Orquestra Prima e da Filarmônica 12 de agosto, Araraúnas, Nego Lobão e Banda
17h – Feira Gastronômica e de Artesanato
Local: Pavilhão no Centro Histórico
Sexta, 16.08
8 às 12h e 14h às 18h – Oficina de Pintura Expressões Livres
Local: Centro de Cultura
17h – Feira Gastronômica e de Artesanato
Local: Pavilhão Centro Histórico
18h – Noite Cultural – Pastoril Felicidade
18h45 – Agosto Literário: Apresentação dos escritores Adalberto Targino, Wellington Rafael, Rogério Fialho, Liliane Targino e Josinaldo Malaquias.
19h – Sarau com Jennifer Trajano – Performance – A poesia é violeta
19h45 – Declamação de poesias com Jairo Lima
20h30 – Shows: Kevin Njdana, Diogo das Virgens e Banda Nostalgia
Local: Palco Principal – Centro Histórico
Sábado, 17
8h às 12h e 14h às 18h – Oficina Encantos e Tradições: uma viagem pela folclore das danças do Araruna.
Local: Ginásio da Escola Benjamim Maranhão
17h- Feira Gastronômica e de Artesanato
20h – Shows da Noite: Palco na Praça Principal:
20h45 – Yuri Carvalho
21h45 – Seu Pereira e Coletivo 401 Samia Araújo e Banda
Domingo, 18
6h – Caminhada Ecológica
8h às 12h e 14h às 18h – Oficina – Encantos e Tradições : uma viagem pela folclore das danças do Araruna.
Local: Ginásio da Escola Benjamim Maranhão
16h – Apresentação da Peça “Histórias de Lua e Sol”
Local: Pátio do Mercado Cultural
Comente sobre o post