Estão abertas as inscrições para o Congresso Paraibano de Gestão de Trilhas de Longo Curso, que vai acontecer em Araruna, na região do curimataú paraibano, de 19 a 21 de setembro. O Congresso vai trazer a Paraíba grandes nomes na área, entre eles, Júlio Meyer, presidente da Rede Brasileira de Trilhas, que fará a palestra de abertura sobre a Rede de Trilhas; Hugo de Castro Pereira, diretor Nacional de Trilhas e coautor de projetos nacionais de destaque como “Caminho do Vale do Café”, entre a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira; Pedro da Cunha e Menezes, diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Luciana Nogueira, diretora de Comunicação da Rede Brasileira de Trilhas, cuja palestra abordará a Implementação de Trilhas de Longo Curso, além de Fabiane Nagabe e Ítalo Costa, especialistas em Planejamento Turístico que discutirão a trilha como produto turístico; Cassius Ricardo Santana da Silva, professor de Zoologia do IFPB-Campus Cabedelo, que ministrará uma oficina sobre Observação de Pássaros; Gustavo Lira, especialista da Assessoria de Corrida Escola de Trail; além do carismático Saci Trilheiro, palestrante motivacional que participará de uma roda de conversa.
Um dos objetivos do Congresso Paraibano de Gestão de Trilhas de Longo Curso, que vai oferecer workshops, treinamentos em áreas essenciais como governança, gestão de risco, implementação, sinalização, promoção, legislação e qualificação de trilhas, é contribuir para consolidar as trilhas como produto turístico, ferramenta de lazer e um motor para a conservação do meio ambiente. O coordenador do Congresso, Ricardo Câmara, que é presidente do Fórum de Turismo do Curimataú, promotor do evento, afirmou a necessidade de aumentar a conscientização sobre a importância das trilhas para a preservação ambiental, desenvolvimento econômico, oferta de lazer sadio e uso sustentável de áreas naturais protegidas. “Queremos capacitar os participantes a desfrutar da natureza de forma segura e responsável, com uma visão empreendedora que integre as práticas de uso e ocupação da natureza preservada com a cadeia produtiva da economia e da sustentabilidade”, disse ele.
O segmento de turismo na natureza é uma tendência que vem se consolidando no mundo pós pandemia, e o Brasil possui uma grande demanda. Na Paraíba já está consolidada a Trilha de Longo Curso Caminho das Ararunas, a maior do nordeste, com 155 quilômetros divididos em nove trechos nos municípios de Araruna, Dona Inês, Tacima e Riachão, passando por serras, cachoeiras, cânions, rios, comunidades, e que recebe trilheiros de todas as partes do país, atraídos por experiências de transformação e contato na natureza.
O presidente da Rede Brasileira de Trilhas, Júlio Meyer, ressaltou a importância do Congresso Paraibano de Gestão de Trilhas: “Sem dúvidas, vai ser um marco no desenvolvimento das trilhas no estado da Paraíba , uma vez que toda essa inteligência que está sendo gerada no Brasil sobre implementação de trilhas, agora ganha um foco na Paraíba e os atores regionais vão participar mais ativamente desse debate, que vai ser fundamental para consolidar as trilhas como ferramenta de desenvolvimento dentro do estado” . Ele é um dos coordenadores da Trilha Amazônia Atlântica e gestor de unidades de conservação em Belém, no Pará. Na palestra de abertura do Congresso Paraibano de Gestão de Trilhas ele vai falar sobre como vem sendo estruturada a Rede Brasileira de Trilhas, um projeto da iniciativa social que atualmente é uma política pública reconhecida no país. A programação completa pode ser conferida no Instagram @caminhodasararunas
Inscrições – As inscrições estão abertas no endereço eletrônico https://doity.com.br/congresso-paraibano-tlc e é um convite para trilheiros, entusiastas do ecoturismo, profissionais da área, empresários, pesquisadores das áreas correlatas, estudantes, compartilharem experiências e se inspirarem a apreciar, promover e proteger o meio ambiente.
Onde ficar – O município de Araruna dispõe de excelente rede de hotéis, pousadas e campings. São cerca de 600 leitos localizados na área da cidade e também na zona rural. A organização do evento orienta os interessados a fazerem as suas reservas o quanto antes, e para isso podem pesquisar hospedagens no site www.turismo.araruna.pb.gov.br/onde-ficar
Serviço: Congresso Paraibano de Gestão de Trilhas de Longo Curso
Tema: Governança das Trilhas de Longo Curso
Data: 19, 20 e 21 de setembro de 2025
Local: Araruna, Paraíba
Com assessoria
Comente sobre o post