O incêndio florestal na serra do Cruzeiro, em São José do Bonfim, no Sertão da Paraíba, chegou ao sexto dia nesta quinta-feira (18) e já consumiu cerca de 40% da vegetação nativa da área. O Corpo de Bombeiros montou uma operação especial para conter as chamas, que começaram no último sábado (13).
O tenente-coronel Danilo Galvão informou que dos 400 hectares que compõem a serra, 160 já foram atingidos pelo fogo. Animais de pequeno porte foram encontrados mortos. A área, segundo ele, é historicamente alvo de incêndios criminosos provocados por pessoas que buscam “limpar terrenos” ou facilitar a caça.
O combate ao incêndio tem sido dificultado pela mata fechada e pelo terreno íngreme, que impedem a chegada de veículos. A água utilizada para apagar as chamas precisa ser transportada nas costas dos bombeiros até os focos.
A Polícia Civil investiga a suspeita de que caçadores estejam por trás do incêndio. O delegado Claudinor Lúcio confirmou que duas pessoas já foram ouvidas e que há indícios de envolvimento de várias pessoas. Novos focos voltaram a surgir na quarta-feira (17), após o fogo ter sido controlado pela manhã.
Até o momento, não há registro de pessoas feridas. O Corpo de Bombeiros atua em conjunto com o ICMBio e a Secretaria de Meio Ambiente da Paraíba para reduzir os riscos de reincidência.
Comente sobre o post