Monteiro, no Cariri paraibano, será o palco do V Encontro Borborema Cangaço, de 26 a 28 de setembro de 2025. O evento reunirá pesquisadores, escritores, artistas e descendentes de figuras históricas para discutir e celebrar a história do cangaço e da cultura sertaneja, com foco na memória do período mais turbulento e fascinante da região.
Com o objetivo de preservar o legado do cangaço, a programação começa na sexta-feira (26) com palestras de nomes como Aderbal Nogueira e Thúlio Fontenele Cruz, bisneto de Augusto Santa Cruz. Haverá também lançamentos de livros sobre o tema. No sábado (27), a Fazenda Areal, casa de Augusto Santa Cruz, receberá os participantes para uma visita guiada e palestra de Verônica Santa Cruz, neta do líder político e cangaceiro. A visita ao Beco da Poesia, espaço tradicional de expressão cultural, também está na agenda.
O domingo (28) será dedicado à visita ao túmulo de Clementino José Furtado, o “Quelé”, figura chave do cangaço, na cidade de Prata. A programação do evento visa refletir sobre a história do cangaço, promovendo debates e homenagens à memória do sertão nordestino.
Para Ana Angélica da Costa, presidente da Comissão Organizadora, “o evento oferece uma oportunidade única de celebrar a história e a cultura nordestina, promovendo um intercâmbio de saberes e experiências entre todos os participantes”.
Comente sobre o post