Líderes empresariais paraibanos foram recebidos por membros da bancada federal da Paraíba, em Brasília, nesta quarta-feira (19). A pauta do encontro foi marcada pela apresentação de dez eixos estratégicos relacionados a uma agenda de desenvolvimento para o estado. Os 10 eixos em que estão estabelecidas as propostas são: Melhoria do ambiente de negócios; Ciência, tecnologia e inovação; Cidades sustentáveis e inteligentes; Educação empreendedora e profissionalizante; Infraestrutura e logística (hídrica, aeroviária, rodoviária, ferroviária e marítima); Energias renováveis, naturais e sustentáveis (fotovoltaica, eólica e biocombustível); Marketing institucional da Paraíba; Eficiência na Gestão Pública; Mercado Imobiliário e Funding.
Pelo ineditismo, o encontro, já é considerado histórico. Ele foi organizado pelo Farol do Desenvolvimento, grupo formado por representantes dos setores da indústria, comércio, agropecuária, universidades, turismo, serviços e sociedade organizada.
A reunião foi coordenada pelo presidente em exercício do Senado, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB). Participaram também o senador Efraim Filho (União Brasil), assim como os deputados federais Hugo Motta (Republicanos), Mersinho Lucena (Progressistas), Damião Feliciano (União Brasil), Murilo Galdino (Republicanos) e o deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade), que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo, Turismo e Inovação, da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
“Nosso objetivo é contribuir com o governo, propondo uma ‘Agenda de Desenvolvimento para a Paraíba’ com dez pilares e seis fases estruturadas, de uma forma que possa atuar como um conselho independente do governo, com o objetivo claro de ajudar a fazer com que as coisas aconteçam”, explica o economista Francisco Nunes, membro do Farol do Desenvolvimento.
Para Francisco Nunes, “A Paraíba não pode perder as oportunidades que serão criadas com o processo de desglobalização que vem por aí”. Ele afirma que essa interlocução com os parlamentares paraibanos em Brasília é fundamental para a produção de políticas públicas que atendam ao propósito de criar um ambiente favorável para o desenvolvimento socioeconômico da Paraíba, com foco na inovação e no crescimento sustentável.