O ParaibaON teve acesso exclusivo ao documento apresentado pelos representantes do Farol do Desenvolvimento a deputados federais e senadores paraibanos, na quarta-feira (19), durante reunião em Brasília. No documento, o grupo esmiuça as propostas que tem potencial para impactar, positivamente, o desenvolvimento da Paraíba.
O Farol do Desenvolvimento é formado por um grupo representativo de líderes empresariais de setores da indústria, comércio, agropecuária, universidades, turismo, serviços e sociedade organizada. Como diz o documento, o grupo quer “Ser, até 2030, a melhor fonte provedora de soluções para o desenvolvimento da Paraíba”.
Conheça abaixo os dez eixos nos quais se baseiam as propostas do grupo.
1. Melhoria do ambiente de negócios
O diálogo entre o sistema produtivo, poderes legislativo e executivo em todas as instâncias, poderá ser um caminho importante para que a legislação, fiscal, tributária, ambiental e sanitária, possa ser criada e/ou ajustada, numa sintonia em que se estabeleçam entendimentos quanto a sua aplicabilidade, gerando uma ambiência em que todos poderão sair ganhando em termos de celeridade, redução burocrática, tarifas justas, definições de direitos e obrigações, compatíveis com a realidade dos atores envolvidos, que nem sempre é conhecida pelas partes. A adoção destas práticas, além de melhorar o ambiente de negócios para os empreendimentos existentes, tornará a Paraíba mais competitiva para atração de investimentos provenientes de outros estados da federação e de outros países.
2. Ciência, tecnologia e inovação
A base da melhoria da competividade está neste tripé. Um olhar transformador neste campo, induzindo os investimentos públicos e privados na modernização da estrutura existente, bem como na criação de novos programas e projetos, colocando a Paraíba no ranking dos estados mais conceituados em ciência, tecnologia e inovação, trará imenso benefício para o desenvolvimento estadual.
3. Cidades sustentáveis e inteligentes
Cidades paraibanas, a exemplo de João Pessoa, despontam hoje na preferência nacional, revelam alguns estudos, mostrando que determinados nichos de pessoas optam por morar em nosso estado em busca de uma melhor qualidade de vida. Nesta direção, precisamos tornar as cidades paraibanas sustentáveis e inteligentes, gerando maior bem-estar para nossa população nativa e atraindo ainda mais migrantes que farão de nosso território as suas opções de moradias como desejo de consumo.
4. Educação empreendedora e profissionalizante
Preparar e orientar continuamente as pessoas que desejam empreender reduz significativamente o risco da mortalidade dos negócios. As ocupações produtivas e remuneradas geradas por estes empreendedores serão duradouras e impactarão de forma sustentável a geração de riquezas na Paraíba. Na base de todas as ilhas de prosperidade mundo afora, existe sempre um forte contingente de capital social qualificado. A educação profissionalizante é o caminho para se chegar lá.
5. Infraestrutura e logística (hídrica, aeroviária, rodoviária, ferroviária e marítima)
A âncora do sistema produtivo e da melhoria da qualidade de vida de uma população passa por uma suficiente e moderna infraestrutura e logística. A Paraíba necessita de maiores investimentos neste campo. Seremos tão mais viáveis enquanto opção para novos investimentos, quanto maior for a ampliação na oferta destas estruturas.
6. Energias renováveis, naturais e sustentáveis (fotovoltaica, eólica e biocombustível)
A Paraíba se apresenta nacionalmente como um dos estados de maiores riquezas naturais para geração de energias. Os projetos já implantados ou em fase de implantação neste campo poderão ser multiplicados amplamente dado a este diferencial competitivo que tanto nos favorece. A importância que a energia exerce na composição dos recursos produtivos, poderá ser um grande diferencial ofertado pela Paraíba para atrair investimentos e riquezas, contribuindo exemplarmente para que aqui se consolide o desenvolvimento em bases ambientalmente corretas.
7. Marketing institucional da Paraíba
Faz-se necessário um investimento mais ampliado para que estrategicamente seja ofertado o produto Paraíba com todas as vantagens competitivas que possuímos. A obtenção dos meios necessários a esta promoção passa por questões de visão e atitudes compartilhadas no desenvolvimento de projetos que unam esforços e recursos acabando com a prática do “cada um por si”.
8. Eficiência na Gestão Pública
Adequar o perfil da equipe às reais necessidades dos cargos e funções que movem operacionalmente a gestão pública, sem dúvidas, constitui-se numa das prementes decisões que o próximo governador da Paraíba deve considerar. A criação de uma “inteligência em gestão e estratégia” poderá ser o principal núcleo provedor de meios que gerem maior eficácia para os novos padrões de resultados a serem obtidos. A sugestão é no sentido de que esta estrutura deverá contemplar expertises oriundas de pessoas que procedam dos quadros do governo, do meio empresarial e sociedade organizada, sem terceirização de atribuições ou responsabilidades por parte dos seus integrantes.
9. Mercado Imobiliário
Este é um dos setores mais representativos do PIB paraibano. A criação de mecanismos que tornem mais desobstruídas as veias da operacionalização deste mercado imobiliário poderão não só impactar enormemente a geração de novas riquezas, mas também a modernidade das nossas estruturas habitacionais, da mobilidade, dos equipamentos turísticos e do lazer.
10. Funding
Dada a limitação de recursos financeiros para atender as necessidades no âmbito dos investimentos públicos e privados na Paraíba, precisa-se criar na base do governo um ente institucional que cuide mais estrategicamente destas soluções. A busca estratégica de novos recursos requer uma política de parceirização em níveis além do que a atual estrutura permite.