A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou capacitação para os trabalhadores do SUAS sobre a temática de combate ao Trabalho Infantil Doméstico. O momento faz parte das ações de mobilização do Dia de Combate ao Trabalho Infantil Doméstico.
A Capacitação teve o objetivo de sensibilizar a rede de atendimento, além da discussão das estratégias de identificação, notificação e encaminhamento dos casos de trabalho infantil e foi mediada pelos representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano Ketlen de Araújo e Thiago Bastos.
De acordo com a coordenadora do CREAS Chico Bocão, Marcília Poncyana, essa formação é importante para que os educadores, orientadores, assistentes sociais e demais servidores possam identificar situações de trabalho infantil doméstico, e também possam orientar crianças, pais, responsáveis e todos aqueles que participam dos serviços da assistência e, assim, possam contribuir para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.
A advogada e assessora técnica da média complexidade da Sedha, Ketlen de Araújo, destacou a importância da capacitação para que o trabalho infantil doméstico seja combatido e que as crianças e adolescentes tenham os seus direitos garantidos.
Thiago Bastos, técnico de referência do AEPETI-PB, relatou que o município de Patos é pioneiro em ações como essa, a qual traz uma troca de conhecimentos e de experiências para que juntos possam levar a prática para a disseminação da informação à sociedade.
A culminância das ações alusivas de Combate ao Trabalho Infantil Doméstico será na próxima quinta-feira, 27 de abril, com a visita das famílias atendidas nos equipamentos socioassistencias ao Parque Cruz da Menina e a exposição da história em quadrinhos da menina Francisca.