A Câmara dos Deputados, coordenadora do hub de Ciência de Dados em Parlamentos, em parceria com a União Interparlamentar, liderou a elaboração de um conjunto de diretrizes para o uso da Inteligência Artificial (IA) em parlamentos. O trabalho é resultado da colaboração de vários parlamentos componentes do hub e se iniciou em encontro presencial realizado na Câmara dos Deputados, em abril deste ano.
Com o objetivo de orientar o uso responsável de IA nos parlamentos, os guias apresentam recomendações e explicações para profissionais de diferentes níveis hierárquicos no uso da tecnologia. Abordam, de forma flexível a diferentes realidades, temas como: elaboração de estratégia e política para uso de IA, definição de princípios éticos, processos de gestão de projetos com IA, gestão de riscos, governança de dados, fluência em dados e em IA, gestão da segurança em sistemas de IA, e técnicas de gestão de desenvolvimento de sistemas de IA.
Os guias estão disponíveis no portal da União Interparlamentar e representam mais uma importante iniciativa para impulsionar a transformação digital nas casas legislativas.
Com Agência Câmara de Notícias