O ano de 2025 está sendo excelente para a Paraíba, no tocante à ocupação de cargos de relevância nacional por parte de parlamentares do Estado. A assunção do deputado Hugo Motta (Republicanos) à Presidência da Câmara dos Deputados, por motivos óbvios, é o ponto alto dessa condição.
Agora, conversas de bastidor dão conta de que o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que foi vice-presidente do Senado de 2021 a 2025, poderá assumir a Secretaria das Relações Institucionais do Governo Lula (PT).
A pasta é comandada atualmente pelo deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP). A imprensa nacional já dá como certa a saída de Padilha do ministério. O motivo seria o desgaste na relação do ministro com o Congresso, onde o governo precisa aprovar matérias de seu interesse.
Líder do governo
Outra possibilidade – é o que se fala em Brasília – é a de o senador se tornar líder do Governo no Congresso. Quem está na titularidade atualmente é o senador Randolfe Rodrigues (PT).
Veneziano, até a publicação desta matéria, não havia comentado essas especulações.
O certo é que ele mantém uma relação muito próxima com o presidente Lula. E, sendo assim, não seria propriamente uma surpresa o senador paraibano ser chamado a integrar o Lula III.
Comente sobre o post