O livro “Região Metropolitana de João Pessoa-PB: mudanças nos setores econômicos e no emprego”, de Jurandir dos Santos Lima, tem lançamento da sua terceira edição, nesta terça, dia 15, às 10h no auditório do CCEN no campus I da UFPB. Publicado pela Appris-PR, trata-se de um estudo histórico e socioeconômico, onde são analisadas variáveis como PIB, emprego, distribuição de rendimentos do trabalho e salário mínimo, levando-se em consideração o avanço da tecnologia no estado paraibano e na região em destaque, entre os anos 2000 – 2010.
“Naquele primeiro decênio do século XXI são desveladas nesta análise a presença de aumentos no emprego formal, descentralização dos rendimentos do trabalho e, um notável crescimento econômico, em âmbito local e nacional”, explica o autor, atualmente aposentado do cargo de economista do corpo técnico administrativo do departamento de Geociências do CCEN da UFPB. O livro pode ser adquirido na Amazon e na plataforma da editora Appris-PR.
A análise empreende novos caminhos, ao estender-se até os anos 2011-2022. Nesta década é desvelado pelo estudo do produto interno bruto da região que a dinâmica dessa variável situa-se em níveis mais baixos do que os alcançados no decênio anterior (2000-2010), em função do enfrentamento de períodos de crises politico-econômicas no Brasil e, também, da pandemia da Covid, ocorrida no mundo.
A distribuição produtiva entre os setores econômicos, mantém uma estrutura semelhante à que houve entre os anos 2000 a 2010, com os recursos de produção situando-se em proporções relativas superiores, no setor de serviços. Em segunda posição relativa no setor da indústria e, por último na agropecuária.
A evolução do emprego formal nos anos selecionados de 2011 e 2019, apresenta uma ligeira declividade negativa, tanto absoluta quanto relativa, em seu total, na região metropolitana de João Pessoa-PB. A obra, publicado pela Editora Appris de Curitiba/PR, mostra que a região metropolitana de João Pessoa (RMJP) é a área geográfica economicamente mais próspera da Paraíba. Os seus 12 municípios detêm um terço da população e metade do PIB desse estado. A metodologia de investigação permitiu conceber essa realidade na sua integração ao contexto regional e nacional.
Jurandir dos Santos Lima é bacharel em Ciências Econômicas, especialista e mestre em ‘Geografia e Gestão Territorial’ do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), todos certificados pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atuou como subcoordenador no Projeto Interdisciplinar de Extensão Universitária denominado “Gestão Ambiental: Fatores Ecológicos Determinantes na Qualidade de Vida da Comunidade Titio Silva” pelo departamento de Administração da UFPB. Foi membro da equipe de elaboração e execução do projeto “Potencial Produtivo na Paraíba: Perspectiva de Emprego e Inclusão Social” do CCEN da UFPB.
Com assessoria
Comente sobre o post