Termina nesta sexta-feira (25) o prazo para estudantes solicitarem a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025. A solicitação deve ser feita exclusivamente pela Página do Participante, utilizando o login Gov.br. A data de início das inscrições para o exame ainda será divulgada pelo Ministério da Educação (MEC).
De acordo com o MEC, têm direito à isenção os estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública, aqueles que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada e têm renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, além de candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica registrados no CadÚnico ou beneficiários do programa Pé-de-Meia.
Quem não compareceu aos dois dias de provas do Enem 2024 e deseja isenção em 2025 precisa apresentar justificativa de ausência, também na Página do Participante. O MEC orienta que estudantes que esqueceram a senha do Gov.br devem seguir as instruções da própria plataforma para recuperação.
Para comprovar a condição de isenção, é necessário apresentar documentação que comprove renda e histórico escolar, como documento de identidade de todos os membros da família, comprovantes de renda, histórico escolar, declarações de atividades informais e comprovantes de benefícios sociais. Participantes inscritos no CadÚnico devem anexar cópia do cartão com o NIS válido.
O resultado das solicitações será divulgado no dia 12 de maio. Recursos poderão ser apresentados entre 12 e 16 de maio, e o resultado final será publicado no dia 22 de maio.
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, sendo utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser exigido para programas como o Fies. Também é aceito por universidades de Portugal que têm convênio com o Inep.
Comente sobre o post