O Procon da Paraíba e o Ministério Público recomendaram, nesta terça-feira (29), que supermercados, atacadistas e comerciantes de todo o estado retirem das prateleiras todas as manteigas da terra das marcas Paulista, Rainha, Paraibana, Gêmeos, Serrano e Caicó.
A recomendação veio após a descoberta de irregularidades graves na produção desses produtos por uma fábrica em Paulista, no Sertão do estado. A empresa foi fechada no dia 24 de abril durante a Operação Saturação. As investigações apontam que a fábrica misturava margarina e óleo vegetal à manteiga, sem avisar no rótulo, além de usar etiquetas falsas de outras marcas.
A Agência de Vigilância Sanitária confirmou que os produtos estavam fora dos padrões e podem oferecer risco à saúde. Cerca de 300 potes de manteiga, 15 mil litros de leite, 3 toneladas de margarina e 3 mil litros de óleo vegetal foram apreendidos.
Três pessoas foram presas: dois gerentes da fábrica e um veterinário responsável.
Além da fábrica, uma distribuidora em João Pessoa também foi interditada por vender os mesmos produtos com rótulos enganosos.
As instituições pediram ainda que os órgãos de fiscalização de todo o estado intensifiquem as inspeções e recolham os produtos. A Associação de Supermercados da Paraíba se comprometeu a colaborar com a retirada dos itens dos estabelecimentos.
Em nota, a marca Caicó alegou que não fabrica, apenas distribui os produtos, e que já suspendeu a venda dos itens envolvidos na operação.
Comente sobre o post