Pacientes que participaram de um mutirão oftalmológico no Hospital de Clínicas de Campina Grande, na última quinta-feira (15), denunciaram complicações graves após os procedimentos.
Pelo menos quatro pessoas apresentaram desconfortos oculares e sintomas de infecção, segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), que instaurou um processo administrativo para apurar o caso.
As denúncias começaram a circular nesta segunda-feira (19), após diversos pacientes procurarem atendimento médico emergencial em outras unidades de saúde relatando dores intensas e perda de visão. Entre os casos, está o de uma idosa de 89 anos que perdeu completamente a visão de um dos olhos após o procedimento.
Ao todo, 64 pacientes foram submetidos à intervenção durante o mutirão. Os procedimentos foram realizados pela Fundação Rubens Dutra Segundo, empresa contratada pela SES-PB, que também era responsável pelo fornecimento de materiais e pela equipe médica envolvida.
O hospital filantrópico Help, que atende exclusivamente via SUS, confirmou que recebeu dois pacientes com complicações oftalmológicas, devidamente encaminhados pela regulação. A Fundação Rubens Dutra Segundo informou que está apurando os fatos.
Comente sobre o post