O município de Conde, no Litoral Sul da Paraíba, teve a situação de emergência reconhecida oficialmente pelo Governo Federal por conta dos estragos provocados pelas chuvas intensas nas últimas semanas. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (22), por meio de uma portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Com isso, a cidade poderá receber ajuda do governo federal, com recursos voltados para ações humanitárias, recuperação de áreas afetadas e obras de prevenção como contenção de encostas e drenagem. Até agora, pelo menos 10 famílias ficaram sem casa.
A medida confirma o decreto feito pela prefeita Karla Pimentel no último dia 17. “Com o apoio do Governo Federal, poderemos continuar as ações de resposta e começar a reconstrução com mais apoio e estrutura”, disse a prefeita.
O problema foi classificado como “chuvas intensas” após análise dos dados enviados pelas autoridades locais. Equipes da Defesa Civil e do Comitê de Crise continuam acompanhando os pontos de risco e ajudando as famílias afetadas.
No último sábado (17), parte de uma falésia desmoronou na Praia de Carapibus, resultado do excesso de chuvas. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Trinta e três moradores precisaram de apoio: 13 foram levados para abrigos ou casas de parentes, enquanto 20 ainda permanecem na área.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, o grande volume de água, a ausência de drenagem e a força do mar deixaram as rochas instáveis. O deslizamento aconteceu na Rua dos Pescadores, uma das regiões mais atingidas pelos alagamentos na zona urbana.
Comente sobre o post