O 1º Festival de Queijos de Soledade teve início na última quinta-feira (16), e acontece até amanhã (18). A expectativa da gestão municipal é tornar a data marcante dentro do calendário de eventos e do turismo da Paraíba. Além da exposição de queijos artesanais de vaca e de cabra, ainda há um festival gastronômico com uma variação de 15 tipos de pratos que levam queijos.
Esse evento conta com a participação de 15 empreendimentos desde restaurantes, lanchonetes e panificadoras, até ambulantes, que desenvolveram um cardápio especial, que varia de espetinho a hambúrguer e cachorro quente com a presença de queijos. O Festival é uma realização da Prefeitura de Soledade com apoio do Governo Federal, do Sebrae e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). Entre os objetivos estão potencializar a economia local e gerar emprego e renda.
“Esse festival tem exatamente esse propósito. Primeiro mostrar o desenvolvimento regional na nossa cidade, principalmente ao homem do campo e gerar oportunidades e também transformar esse dia de hoje como uma data efetiva marcante para ser o destino do turismo anualmente de Soledade. Esse é um dia para ficar marcado e tenho certeza que a partir daqui se inicia um trabalho de incentivo à produção do leite de cabra e, consequentemente, a produção dos seus derivados”, disse o prefeito Geraldo Moura Ramos.
Outra expectativa é incentivar os produtores na produção, principalmente do leite de cabra, pois ainda é pequena, 100 litros por dia, enquanto de vaca, chega a 6 mil litros diários. Além da venda do líquido, ainda é retirado para a fabricação de queijos vendidos no município e região. A ideia com esse festival é aumentar essa produção.