Em apenas duas semanas, mais de 488 mil aposentados e pensionistas buscaram atendimento presencial em agências dos Correios em todo o país. A demanda está ligada a uma medida emergencial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que permite, desde o fim de maio, a contestação presencial de descontos realizados sem autorização nos benefícios da Previdência.
O atendimento presencial foi criado para atender, principalmente, pessoas com pouca ou nenhuma familiaridade com os meios digitais. O presidente do INSS, Gilberto Waller, visitou nesta sexta-feira (13) a agência central dos Correios em São Paulo, onde conversou com alguns segurados. Ele classificou a iniciativa como uma resposta mais acessível e confiável para um público vulnerável.
Mais de 3,1 milhões de contestações já foram registradas desde o início da operação. Deste total, 512 mil já tiveram algum retorno por parte das associações ou entidades responsáveis pelos descontos. Em boa parte dos casos, os beneficiários afirmam não ter conhecimento prévio ou dado autorização formal para os débitos, muitas vezes associados a sindicatos ou entidades recém-criadas.
A suspeita de fraude levou a Polícia Federal a deflagrar, em abril deste ano, a Operação Sem Desconto. A investigação aponta para um esquema nacional que teria movimentado bilhões em valores descontados irregularmente de aposentadorias e pensões. Em resposta, o INSS e outros órgãos públicos iniciaram o bloqueio de bens de entidades suspeitas, estimado até agora em R$ 2,8 bilhões, valor que deverá ser usado para ressarcir os lesados.
Enquanto aguarda-se o desdobramento das investigações e a definição sobre os ressarcimentos, os beneficiários podem conferir presencialmente se há descontos indevidos e iniciar a contestação diretamente nas agências dos Correios. Não é necessário pagar nada pelo serviço. Basta apresentar um documento com foto. Para quem não pode ir pessoalmente, é possível nomear um representante legal com procuração específica para o caso.
Segundo os Correios, em São Paulo, 634 unidades já realizam esse atendimento. Nacionalmente, mais de 5 mil agências estão habilitadas. O atendimento é exclusivo nesses canais: aplicativo ou site Meu INSS, Central 135 ou presencialmente nos Correios. Nenhum funcionário está autorizado a fazer visitas domiciliares com esse fim.
No horizonte, resta ainda quantificar com precisão a extensão do dano. Se todas as contestações forem procedentes, o prejuízo estimado chega a R$ 1,8 bilhão — sem considerar a correção monetária.
Enquanto isso, aposentados como Luiz Sena, de 70 anos, continuam fazendo o caminho até os Correios, em busca de uma explicação — e da esperança de justiça.
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