No último domingo (19), a médica Silvana Soraya Gouveia, de 57 anos, morreu por complicações da Covid-19, em João Pessoa. A médica fazia parte da diretoria do Sindicato dos Médicos da Paraíba (Simed-PB), desde 2007 e atuou na linha de frente contra o vírus desde o início da pandemia.
De acordo com o Sindicato dos Médicos da Paraíba (Simed-PB), ela tinha comorbidades e havia tomado a segunda dose da CoronaVac em março deste ano. Silvana passou pouco mais de um mês internada no Hospital da Unimed, sendo quase todo o período na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), intubada.
Silvana Soraya tinha formação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e especialização em Administração dos Serviços de Saúde pela Universidade de Ribeirão Preto, em Medicina do Trabalho pela Universidade São Francisco em São Paulo e em Saúde da Família pelo Ministério da Saúde.
“Estamos fazendo história nessa guerra, somos guerreiros, mas precisamos de proteção”, disse a médica em entrevista concedida em julho deste ano ao CRM-PB.