Neste sábado (5), o Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), em Cajazeiras, vai integrar o esforço nacional para acelerar atendimentos no Sistema Único de Saúde. A ação faz parte do programa “Agora Tem Especialistas”, do Governo Federal, que mobiliza simultaneamente todos os hospitais da Rede Ebserh em mais de 7.800 procedimentos pelo país.
Na unidade paraibana, serão realizadas 20 cirurgias eletivas, divididas entre ginecologia e cirurgia geral. Os atendimentos começam às 7h e envolvem pacientes que estavam na fila de espera por esses procedimentos, encaminhados pela regulação municipal ou estadual.
A mobilização, batizada de “Dia E”, é uma tentativa de diminuir gargalos na saúde pública, ao mesmo tempo em que envolve a estrutura de ensino e serviço dos hospitais universitários. Além de Cajazeiras, outras 44 unidades ligadas à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares também participam da iniciativa.
O presidente Lula e os ministros Camilo Santana (Educação) e Alexandre Padilha (Saúde) vêm destacando o papel estratégico dessas instituições na combinação entre assistência médica e formação profissional. A Rede Ebserh reúne atualmente mais de 87 mil trabalhadores, entre servidores, residentes e estudantes da área da saúde.
O superintendente do HUJB, Luiz Jardelino de Lacerda Neto, afirmou que a unidade deve repetir a ação nos próximos meses, ampliando a oferta para outras especialidades. Segundo ele, além de desafogar as filas do SUS, o mutirão é também uma oportunidade de formação prática para os futuros profissionais da saúde.
Comente sobre o post