As provas do concurso da Polícia Federal para a área Policial serão aplicadas neste domingo (27) em todas as capitais do país, incluindo João Pessoa, além do Distrito Federal. O certame oferta vagas para os cargos de delegado, agente, escrivão, papiloscopista e perito criminal.
Os candidatos devem comparecer ao local de prova com caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente), documento de identidade original com foto e, preferencialmente, o comprovante de inscrição, para facilitar o processo de identificação. A recomendação é chegar com pelo menos uma hora de antecedência.
No turno da manhã, será aplicada a prova objetiva para o cargo de delegado, com portões abrindo às 7h, fechando às 8h e início às 8h30. À tarde, os portões abrem às 13h e fecham às 14h. Nesse turno, ocorrem a prova discursiva para delegado e as provas objetivas e discursivas para os cargos de agente, escrivão, papiloscopista e perito criminal.
A prova objetiva segue o padrão do Cebraspe, com itens do tipo “certo” ou “errado”. Para o cargo de delegado, todas as 120 questões são de Conhecimentos Específicos. Já para perito criminal, são 50 itens de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Os cargos de agente, escrivão e papiloscopista terão provas divididas em três blocos, com 60 questões no Bloco I, 36 no Bloco II e 24 no Bloco III.
Os locais de prova estão disponíveis no site da banca organizadora. É proibido portar aparelhos eletrônicos, materiais de consulta ou objetos que possam comprometer a segurança da aplicação.
Comente sobre o post