O bairro do Cuiá, em João Pessoa, registrou o maior volume de chuvas das últimas 24 horas na Grande João Pessoa, com um acumulado de 85 milímetros, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (28) pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). As chuvas intensas começaram na noite do domingo (27) e atingiram diversos pontos da capital paraibana e municípios vizinhos.
Outros bairros também registraram volumes expressivos de precipitação. No Grotão, na zona sul da cidade, choveu 81 milímetros. Já na Ilha do Bispo e em Manaíra, os acumulados chegaram a 79 mm e 66,8 mm, respectivamente. No município de Bayeux, os bairros de São Bento e Alto da Boa Vista também foram bastante afetados, com 79 mm e 67 mm de chuva, respectivamente.
Em razão das condições climáticas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta amarelo de perigo potencial de acumulado de chuvas para João Pessoa e outros 25 municípios do Litoral paraibano. O novo aviso é válido até às 10h desta terça-feira (29).
Além do alerta amarelo, o Inmet havia emitido, no domingo (27), um alerta laranja, que indica perigo de chuvas intensas, com validade até às 10h desta segunda-feira (28), também para a faixa litorânea do estado.
De acordo com o órgão, no nível amarelo pode chover entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. A previsão também aponta ventos intensos entre 40 e 60 km/h, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
A população deve permanecer atenta e seguir as orientações da Defesa Civil e demais órgãos competentes. Em caso de emergência, o contato pode ser feito pelo número 199.
Comente sobre o post