Mesmo sem ter assistido ao projeto pronto, João Donato terá sua música eternizada em um tributo à altura de sua obra. O álbum Viva Donato, com lançamento previsto para novembro pelo Selo Sesc, reúne uma constelação de vozes brasileiras para reinterpretar composições do pianista e maestro acreano, falecido em 2023 aos 89 anos.
A iniciativa, que começou a ser articulada ainda em vida pelo músico, é conduzida pela produtora Regina Oreiro e por Ivone Belém, viúva de Donato. O projeto ganhou fôlego após sua morte e se tornou uma homenagem coral: nomes como, Djavan, Fafá de Belém, João Bosco, Gilberto Gil, Ivan Lins, Bebel Gilberto, Fernanda Abreu, Margareth Menezes e Roberta Sá emprestam seus timbres a um repertório que atravessa décadas de inovação, suingue e delicadeza.
Mais do que uma coletânea de versões, o disco pretende ser uma leitura contemporânea da obra de Donato, preservando suas harmonias inconfundíveis, mas permitindo novos arranjos, novos diálogos, tudo com o cuidado que sua história merece.
Comente sobre o post