Quatro produções cinematográficas da Paraíba foram escolhidas para integrar a programação do 29º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM 2025), que será realizado entre 4 e 10 de setembro na capital catarinense. O estado se destaca ao lado de São Paulo e Santa Catarina como um dos maiores contribuintes de obras para o evento.
O festival recebeu 1.214 inscrições provenientes de 11 países, incluindo curtas, médias, longas-metragens e coproduções internacionais. Após criteriosa curadoria, apenas 58 filmes foram selecionados para exibição. Entre os escolhidos, o longa-metragem paraibano Mistério no Seridó, dirigido por Carlos Mello Jr., será exibido na Mostra Work In Progress (WIP). Filmado em João Pessoa e Taperoá, o projeto de 150 minutos ainda está em pós-produção e disputará espaço com produções de Espanha, Argentina, Peru e República Dominicana.
Além do longa, três curtas paraibanos também farão parte do FAM 2025. Na Mostra Curtas, estão A Nave Que Nunca Pousa, de Ellen Morais, e Serão, de Caio Bernardo. Já na Mostra On-line, o curta de ficção O Sonho de Anu, de Vanessa Kypá, representará o estado.
O festival mantém sua tradição de reunir produções ibero-americanas, contemplando obras de países do Mercosul e associados, além de Argentina, Bolívia, Colômbia, Espanha, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Venezuela e França (com uma coprodução). Ao todo, 16 estados brasileiros terão filmes exibidos na edição deste ano, consolidando o FAM como uma vitrine significativa para o cinema nacional e internacional.
Comente sobre o post