Foi divulgada a programação do Congresso Paraibano de Gestão de Trilhas de Longo Curso, que vai acontecer em Araruna, no curimataú paraibano, de 19 a 21 deste mês, e trará a Paraíba grandes nomes do ecoturismo, entre eles Pedro da Cunha e Menezes, diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Ele vem a Paraíba participar do Congresso e fará parte dos temas “Implementação de Trilhas de Longo Curso” e “ Fortalecimento das Governanças nos Territórios”. O representante de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente também vem à Paraíba também para visitar o Parque Nacional da Serra do Teixeira, primeiro parque nacional paraibano, criado em 2023, com 61.095 hectares.
Um dos objetivos do Congresso Paraibano de Gestão de Trilhas de Longo Curso, que vai oferecer workshops, oficinas, palestras e treinamentos em áreas essenciais como governança, gestão de risco, implementação, sinalização, promoção, legislação e qualificação de trilhas, é contribuir para consolidar as trilhas como produto turístico, ferramenta de lazer e um motor para a conservação do meio ambiente. Uma trilha no meio ambiente é um percurso sinalizado dentro de uma área natural que tem o objetivo de proporcionar contato com a natureza promovendo o lazer e a aproximação com os ecossistemas para uma maior sensibilização sobre a importância deles.
“Queremos capacitar os participantes a desfrutar da natureza de forma segura e responsável, com uma visão empreendedora que integre as práticas de uso e ocupação da natureza preservada com a cadeia produtiva da economia e da sustentabilidade”, afirmou o coordenador do Congresso, Ricardo Câmara, presidente do Fórum de Turismo do Curimataú.
O diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Pedro da Cunha e Menezes, ressaltou a importância da trilha “Caminho das Ararunas”, a maior do Nordeste, no curimataú paraibano: “ O Caminho das Ararunas foi a primeira trilha de longo curso a se estruturar no nordeste e é referência hoje. É possível conhecer por dentro a caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro. Não há melhor lugar para sediar o Congresso Paraibano de Trilhas. Naturalmente vou conhecer pelo menos um de seus trechos. É inconcebível para mim vir à Paraíba e não trilhar o Caminho das Ararunas. É uma das mais bonitas do Nordeste e do Brasil”.
O presidente da Rede Brasileira de Trilhas, Júlio Meyer, também ressaltou a importância do Congresso Paraibano de Gestão de Trilhas: “Sem dúvidas, vai ser um marco no desenvolvimento das trilhas no estado da Paraíba , uma vez que toda essa inteligência que está sendo gerada no Brasil sobre implementação de trilhas, agora ganha um foco na Paraíba e os atores regionais vão participar mais ativamente desse debate, que vai ser fundamental para consolidar as trilhas como ferramenta de desenvolvimento dentro do estado” .
Com assessoria
Programação:
19.09.25 sexta
18h – Credenciamento e Abertura
19h Apresentação do Grupo Folclórico Araraunas
19h30 – Apresentação da Filarmônica de Araruna
20h – Composição da mesa
21h – Apresentação das Trilhas da Paraíba
21h30 – Palestra sobre a Rede Brasileira de Trilhas, com Júlio Meyer
20.09.25 Sábado
8h – Apresentação das Trilhas da Paraíba
9h – Implementação das Trilhas de Longo Curso – atividade teórica Erik Oliveira, Lúcia Nogueira, Pedro da Cunha e Menezes
10h – Gestão de Segurança de Trilhas – Gustavo Lira, Hugo de Castro Pereira, Jodrian Freitas e Júlio Meyer
12h – Almoço
13h – Trilha como Produto Turístico – Ayron Kerlly, Josenildo Fernandes e Miguel Ângelo
14h – Fortalecimento das Governanças nos Territórios – Fabiane Nagabe, Pedro da Cunha e Menezes Silvia Guimarães e Vivian Maite.
15h15 – Legislação sobre TLC em Áreas Protegidas – Júlio Meyer, Pedro da Cunha Menezes e Rogério Ferreira
16h – Oficina de Sinalização de Trilha – teoria – Hugo de Castro
17h – Clínica de Iniciação ao Esporte Corrida de Orientação – teoria e prática – Luiz Paiva
19h – Roda de Conversa com Saci Trilheiro – personagem motivacional de Ângelo dos Santos
19h Mostra de Curtas sobre Trilhas – Centro Histórico de Araruna
21.09.25 Domingo
05h30 – Oficina de Observação de Pássaros – Cassius Ricardo Santana
05h30 – Imersão no Trecho 7 dos Caminhos das Ararunas
05h30 – Trilha sem Lesões – atividade prática – Gustavo Lira
6h30 – Clínica de Iniciação ao Esporte de Corrida de Orientação – teoria e prática – Luiz Paiva
7h – Oficina Manejo de Trilhas Sustentáveis – Nathaly Fogaça
7h30 – Oficina de Sinalização – prática e teórica – Hugo de Castro Pereira
8h30 – Mercado, Direito do Consumidor e Precificação das TLC – Ítalo Costa e Ricardo Câmara
8h30 – Oficina Plataforma Digital e Trilhas – Paula Rascão
Inscrições – As inscrições estão abertas no endereço eletrônico https://doity.com.br/congresso-paraibano-tlc e é um convite para trilheiros, entusiastas do ecoturismo, profissionais da área, empresários, pesquisadores das áreas correlatas, estudantes, compartilharem experiências e se inspirarem a apreciar, promover e proteger o meio ambiente.
Onde ficar – O município de Araruna dispõe de excelente rede de hotéis, pousadas e campings. São cerca de 600 leitos localizados na área da cidade e também na zona rural. A organização do evento orienta os interessados a fazerem as suas reservas o quanto antes, e para isso podem pesquisar hospedagens no site www.turismo.araruna.pb.gov.br/onde-ficar
Serviço: Congresso Paraibano de Gestão de Trilhas de Longo Curso
Tema: Governança das Trilhas de Longo Curso
Data: 19, 20 e 21 de setembro de 2025
Local: Araruna, Paraíba
Comente sobre o post