Carlo Acutis, jovem italiano apelidado de “influencer de Deus”, será canonizado neste domingo, em Roma, tornando-se o primeiro santo millennial da Igreja Católica. A cerimônia foi marcada para 7 de setembro e ocorrerá junto com a canonização do beato Pier Giorgio Frassati.
Acutis ficou conhecido por colocar a fé na rede: aos 15 anos, catalogou na internet relatos de milagres eucarísticos, projeto que o alavancou como referência para pastorais digitais. Beatificado em 2020, teve reconhecidos dois milagres que abriram o caminho ao altar maior: a cura de um menino em Campo Grande (MS), base da beatificação, e, depois, a recuperação de uma estudante na Costa Rica, este último reconhecido oficialmente em 23 de maio de 2024.
A devoção ao adolescente, sepultado em Assis, de jeans e tênis, como pediu, cresceu de modo acelerado. Em 2024, o santuário que guarda seu corpo recebeu cerca de 1 milhão de peregrinos, movimento que aumentou após o anúncio da canonização.
A canonização de Carlo estava inicialmente prevista para abril de 2025, mas foi adiada após a morte do papa Francisco. A nova data foi definida em consistório de junho e confirmada pela Santa Sé: 7 de setembro, em Roma.
Para os católicos, a elevação de Acutis ao rol dos santos sela um gesto com mensagem clara: a santidade também fala a linguagem do nosso tempo, inclusive a dos códigos e cabos, sem dispensar o essencial, a Eucaristia que ele chamava de “autoestrada para o céu”.
Comente sobre o post