O partido Progressistas divulgou uma nota nesta segunda-feira (8) criticando a saída do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, da legenda. O gestor anunciou na última sexta-feira (5) que deixará o partido para disputar o Governo da Paraíba nas eleições de 2026.
O destino de Cícero deve ser o MDB, após convite do senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente estadual da sigla.
Na nota, o Progressistas afirma que as justificativas apresentadas pelo prefeito são “infundadas” e que a decisão foi movida por “um impulso individualista”. O texto lembra que a legenda foi responsável por lançar Cícero como candidato nas eleições de 2020 e também deu apoio à sua reeleição em 2024.
O partido ainda destaca que Cícero participou das discussões sobre a sucessão estadual de 2026 e sabia que o nome indicado pelo grupo governista seria o do atual vice-governador Lucas Ribeiro, filiado ao Progressistas.
Segundo a nota, ao optar por seguir em outro caminho, o prefeito rompeu com a aliança que lhe garantiu duas vitórias eleitorais. O comunicado também sugere que Cícero estaria se aproximando de adversários políticos que já atuaram contra ele em pleitos anteriores.
O Progressistas finaliza reafirmando sua lealdade aos filiados, ao governador João Azevêdo e à base aliada, criticando o que chamou de “novo tipo de aliança inaugurada por Cícero, que só vale quando é em seu próprio favor”.
Comente sobre o post