Em um evento digno de um “Quem fez isso?” coletivo, uma visita à Galleria Orler, em Jesolo, tomou um rumo inesperado quando uma criança de cinco anos, aparentemente com o espírito artístico à flor da pele, decidiu transformar uma obra de arte contemporânea em um cenário para suas aventuras de desenho. A vítima dessa empreitada foi nada menos que a escultura Atena Dorata, do renomado Carlo Pecorelli, avaliada em 30 mil euros. E a razão para o acidente? Uma tela de Enrico Castellani, que, aos olhos da pequena polonesa, parecia mais um enorme papel em branco esperando para ser preenchido.
A cena aconteceu no apogeu da visitação na galeria, na noite de 1º de setembro. Como quem diz “não posso deixar passar a chance”, a criança tentou alcançar a obra de Castellani, estimada em 200 mil euros (cerca de R$1,2 milhão), para rabiscar seu próprio legado artístico. A solução encontrada foi simples: escalou a escultura de Pecorelli, que, em um ato de solidariedade involuntária, cedeu ao peso e fraturou uma das patas. O susto foi grande, mas a equipe da galeria agiu rápido para evitar danos maiores, especialmente com outras preciosidades, como obras de Alighiero Boetti, também em exibição.

A Atena Dorata, embora momentaneamente danificada, não terá seu brilho ofuscado por esse episódio. A escultura será restaurada com douração a 24 quilates, o que, convenhamos, é uma boa justificativa para manter o glamour de qualquer obra de arte que passe por uma reabilitação. E, claro, o seguro bancará os custos da restauração.
Em um tom que mistura a ironia com a reflexão, o próprio Pecorelli comentou sobre a raridade do incidente. “Acontece, mas é um lembrete de que precisamos de mais medidas preventivas, como sensores, proteção e, quem sabe, algumas paredes invisíveis de vidro para impedir ‘intervenções artísticas’ de público não autorizado”, disse o artista.
A galeria, por sua vez, não só tomou as devidas providências de segurança, como estabeleceu um acordo de ressarcimento com a família da criança, cujo valor continua sendo um mistério, mas que, sem dúvida, será uma cifra para garantir que todos os “acessos” sejam mais bem vigiados no futuro. Quem diria que a arte moderna poderia causar tanto rebuliço?
Enquanto isso, a Atena Dorata, com sua simbologia de Mãe criadora e geradora de destino, agora carregará uma nova história: a de uma tentativa de desenho que, por um breve momento, quase destruiu a obra. Um pequeno acidente que, com sorte, não vai apagar o brilho de uma peça cuja criação de vida e destino continua intacta.
Comente sobre o post