Desde a terça-feira (14), apaixonados por Astronomia podem testemunhar um belo espetáculo celeste: a passagem do Cometa Leonard, o maior e mais brilhante de 2021.
De acordo com a Associação Paraibana de Astronomia (APA), o cometa deve aparecer próximo ao horizonte oeste no início da noite, cerca de 40 minutos depois do pôr do sol, quando o céu começa a ficar escuro.
Ainda conforme a APA, o espetáculo pode ser conferido no mesmo horário, até o próximo domingo (19). É provável que ele possa ser visto a olho nu, mas o uso de binóculos ou telescópios enriqueceria a experiência.
“Nos primeiros dias (14 e 15) ele deve estar mais brilhante, no entanto, muito próximo ao horizonte e só deve ficar visível por uns 30 a 40 minutos. A cada noite, ele vai surgindo mais alto no céu e dessa forma, permanecerá mais tempo visível, além de facilitar a observação, pois o céu estará mais escuro”, explica Marcelo Zurita, presidente da APA.
O astrônomo indica que observadores procurem um local com boa visibilidade para o horizonte oeste. Sem prédios, postes ou qualquer outra coisa nessa direção. Se possível, é bom evitar também as regiões urbanas, pois a luminosidade da cidade pode ofuscar o brilho do cometa.
“Se tiver um binóculo ou luneta, pode tentar localizá-lo uns 30 minutos após o pôr do Sol. Utilize como referência o planeta Vênus, o mais brilhante no céu na direção oeste. No dia 14, o cometa deve aparecer abaixo e à direita de Vênus, próximo ao horizonte. E nos dias seguintes ele deve aparecer cada vez mais alto e mais à esquerda”, orienta.