Um cabo da Polícia Militar da Paraíba foi preso no Ceará por importunação sexual após encostar a parte íntima em uma mulher, em um mercado na cidade de Mauriti. O caso aconteceu na última sexta-feira (25), por volta das 18h, no centro da cidade. Câmeras de segurança do estabelecimento flagraram o crime.
As imagens mostram a vítima e outra mulher juntas. Elas observam itens em uma prateleira quando o policial se aproxima. À paisana, o cabo da PM encosta seu órgão em uma das mulheres, 19 anos, que se assusta com a atitude. Sem se desculpar ou tomar qualquer outra atitude, o policial vai embora do estabelecimento.
Em nota, a Polícia Militar do Ceará disse que uma equipe do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) foi informada sobre o caso. Após a denúncia, os agentes realizaram buscas e localizaram o suspeito, que foi preso em frente a uma agência bancária.
Ele foi levado para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Brejo Santo, onde foi autuado por importunação sexual, crime previsto no Código Penal. O cabo teve a liberdade provisória concedida no sábado (26), um dia depois do caso.
De acordo com a decisão da Justiça do Ceará, além do pagamento de fiança no valor de dez salários mínimos, o equivalente atualmente a R$ 12.120, o policial deverá cumprir medidas cautelares, como:
- comparecimento mensal em juízo;
- proibição de frequentar bares, serestas, casas noturnas, e estabelecimentos congêneres, bem como de se apresentar embriagado em locais públicos;
- recolhimento domiciliar no período noturno e nos dias de folga;
- proibição de aproximar-se (distância mínima de 250 metros) e manter contato com a vítima.
A Polícia Militar da Paraíba (PMPB) vai abrir um procedimento interno contra o cabo da PM e afirmou que o policial tem 37 anos de idade e está há 13 anos na corporação. O cabo, que não teve o nome divulgado, era lotado no 13º Batalhão, na cidade de Itaporanga, no Sertão paraibano. No início deste mês havia voltado ao trabalho, em funções administrativas, após passar um período afastado para tratamento psicológico.