Nesta quinta-feira (7), em Campina Grande, é inaugurado o Centro de Atendimento ao Autista (CAA), destinado a atender pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Com capacidade para 350 pacientes, o órgão será responsável pelo acompanhamento de 70 municípios do estado.
A Paraíba também possui serviços de reabilitação para esse segmento populacional em Sousa, através do CAA, e João Pessoa, através do CAA e da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), onde já foram atendidas aproximadamente 176 pessoas com TEA.
Agora, com a implantação em Campina Grande, as três macrorregiões de saúde da Paraíba têm sedes com serviços de reabilitação da Rede Estadual às Pessoas com Autismo.
A presidente da Funad, Simone Jordão, ressalta a importância da inauguração desse serviço. “Nós temos é uma necessidade de ampliar os serviços voltado para as pessoas autistas porque temos um número crescente na Paraíba. Os gestores públicos precisam de iniciativas que possam dar respostas a esse segmento população”, diz.
“Nós vamos ter diversos serviços, desde a estimulação precoce até serviços complementares, a exemplo da atividade física, como natação, etc. Várias atividades que vão colaborar com processo de desenvolvimento dessas crianças e adolescentes. Entendemos que esses serviços melhoram a qualidade de vida não só da pessoa atendida, como de toda família”, diz Simone Jordão, presidente da FUNAD
Para que as pessoas autistas recebam os serviços oferecidos pelo CAA em Campina Grande, é necessário acessar inicialmente o Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência (NADPD). Esse serviço é ofertado no Hospital de Trauma de Campina Grande e realiza diagnóstico e emissão de laudos.
O NADPD é a porta de entrada aos serviços que, através de sua equipe multidisciplinar irá acolher os usuários onde será feita a avaliação e diagnóstico para posterior encaminhamento ao CAA.
A avaliação diagnóstica será feita por uma equipe multidisciplinar composta por médico psiquiatra e psicólogo. É importante ressaltar que, caso já tenha recebido anteriormente uma avaliação e já esteja portando um laudo, emitido por outra instituição,também deverá passar por uma nova avaliação a ser feita pela equipe do NADPD, pois o fluxo de acesso aos serviços é único.
Após a conclusão da avaliação, a pessoa será referenciada através do Serviço Social que irá ordenar o fluxo de acesso ao serviço, de acordo com as necessidades específicas de cada indivíduo, bem como a disponibilidade de vagas nas agendas dos profissionais especializados do CAA.
Serviços ofertados pelo Centro de Atendimento ao Autista (CAA)
- Estimulação Precoce
- Habilidades Comunicativas
- Habilidades Comportamentais
- Serviço de Terapia Ocupacional
- Integração Sensorial
- Atividade de vida diária
- Habilidades Cognitivas
- Habilidades Aquáticas
- Circuito de Habilidades Motoras e Psicomotricidade
- Serviço de Orientação e Apoio às Famílias
Serviços ofertados no NADPD
- Psiquiatria
- Psicologia
- Serviço Social
Lista das cidades que podem ser atendidas pelo Centro
- Alagoa Grande
- Alagoa Nova
- Alcantil
- Algodão de Jandaíra
- Amparo
- Arara
- Areia
- Areial 6.935
- Aroeiras
- Assunção
- Baraúna 4.831
- Barra de Santa Rosa
- Barra de Santana
- Barra de São Miguel
- Boa Vista
- Boqueirão
- Cabaceiras
- Camalaú
- Campina Grande
- Caraúbas
- Caturité
- Congo
- Coxixola
- Cubati
- Cuité
- Damião
- Esperança
- Fagundes
- Frei Martinho
- Gado Bravo
- Gurjão
- Juazeirinho
- Lagoa Seca
- Livramento
- Massaranduba
- Matinhas
- Montadas
- Monteiro
- Natuba
- Nova Floresta
- Nova Palmeira
- Olivedos
- Ouro Velho
- Parari
- Pedra Lavrada
- Picuí
- Pocinhos
- Prata
- Puxinanã
- Queimadas
- Remígio
- Riacho de Santo Antônio
- Santa Cecília
- Santo André
- São Domingos do Cariri
- São João do Cariri
- São João do Tigre
- São José dos Cordeiros
- São Sebastião de Lagoa da Roça
- São Sebastião do Umbuzeiro
- São Vicente do Seridó
- Serra Branca
- Serra Redonda
- Soledade
- Sossêgo
- Sumé
- Taperoá
- Tenório
- Umbuzeiro
- Zabelê
Fonte: G1 Paraíba.