Nesta quinta-feira (12), a prefeitura de Campina Grande, passou a disponibilizar ônibus contratados emergencialmente para transportar a população dos distritos da cidade. A medida ocorre após cinco dias sem retorno das empresas de transporte público responsáveis pela circulação dos ônibus.
A circulação de ônibus nos distritos de Campina Grande estava suspensa desde o último sábado (7), quando o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Sitrans) alegou não ter condições de manter o transporte nas localidades. No mesmo dia, a Justiça concedeu uma decisão liminar determinando que as empresas de transporte público não parassem de prestar o serviço.
A intervenção municipal no sistema de transporte público começou a ser considerada na última segunda-feira (9), quando após a decisão judicial, o Sitrans disse que suspendeu a circulação dos ônibus porque a prefeitura não estaria repassando o subsídio correto para o sistema de transporte público. A liminar da Justiça não está sendo cumprida.
As linhas dos ônibus atingidas pela suspensão do Sitrans são 903-B, 910, 902 e 955, que ligam a cidade aos distritos de São José da Mata, Jenipapo, Estreito – Salgadinho e Galante. Moradores que precisam do transporte público para se deslocar dos distritos até Campina Grande .
A partir desta quinta (12), os ônibus fretados saem dos distritos e levam os passageiros para o Terminal de Integral, que fica no Centro de Campina Grande. Os moradores não precisam pagar pelo transporte até a integração, e ao chegar no local, podem ir para o local de destino, pagando a passagem normalmente.
Até o momento, a medida alternativa atende apenas os distritos de São José da Mata e Galante. A prefeitura de Campina Grande informou, no entanto, que até o fim do dia deve conseguir ônibus para os distritos de Jenipapo e Estreito – Salgadinho.