Na manhã desta sexta-feira (20), profissionais da saúde se reuniram para protestar na frente da Secretaria de Saúde de João Pessoa. De acordo com os trabalhadores, eles foram contratados no início da pandemia como Agentes Covid, mas agora os contratos foram finalizados sem nenhum tipo de reaproveitamento.
Ainda segundo os manifestantes, as pessoas receberam uma ligação para informar que todos os contratos dos Agentes Covid iriam ser finalizados do dia 31 de maio. Incluindo os agentes de limpeza e médicos contratados em 2020. Não houve nenhuma reunião presencial para informar os profissionais de que os contratos não seriam reaproveitados. Além disso, eles também afirmaram que muitos profissionais trabalharam os dois anos de contrato sem direito a férias.
A Secretaria de Saúde da Paraíba informou que com o fim do alerta de Emergência de Saúde Pública Internacional (ESPIN), os contratos covid devem ser encerrados. Como as ocupações de leito estão quase zeradas, “não é possível manter esses profissionais que fizeram uma seleção para contrato temporário”.
A secretaria informou, ainda, que os contratos não podem ser mantidos, pois o Governo Federal publicou o fim da emergência nacional, em relação a Covid-19, que é o que baseava a contratação desses profissionais.