Uma criança de sete anos está internada no Hospital Universitário de João Pessoa (HU Lauro Wanderley) com suspeita de “hepatite misteriosa”. A doença causa problemas no fígado e não corresponde a nenhum dos tipos já conhecidos. Crianças em todo o mundo estão sendo acometidas por essa enfermidade.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou nesta segunda-feira (23), que os testes feitos na criança apresentaram resultado negativo para todos os agentes causadores das hepatites virais A, B, C, D e E. A SES também adiantou que a criança está bem e estável.
Até o momento, o Brasil contabiliza 47 casos suspeitos da doença, que atinge principalmente crianças de um mês até 16 anos, mas ainda não há uma confirmação. Os casos suspeitos no Brasil foram reportados nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.
No mundo, pelo menos 20 países confirmaram a doença. E em cerca de 10% dos casos foi preciso fazer transplante de fígado. Segundo a OMS, mais de 200 casos haviam sido reportados no mundo, a maioria (163) no Reino Unido. Houve relatos também na Espanha, em Israel, nos Estados Unidos, na Dinamarca, na Irlanda, na Holanda, na Itália, na Noruega, na França, na Romênia, na Bélgica e na Argentina. Até o momento, foi relatada a morte de um paciente.