Os deputados estaduais vão apresentar até a próxima sexta-feira (27) o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar suspeitas de corrupção entre a Prefeitura de Santa Rita e a empresa Águas do Nordeste (ANE). A empresa substituiu a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) no abastecimento no município e tem deixado a população sem água por vários dias.
A motivação para investigação dos deputados seria a declaração do ex-prefeito de Santa Rita, Reginaldo Pereira, que afirmou última quarta-feira (18), que a empresa contratada pela atual gestão municipal ofereceu R$ 15 milhões, além de patrocínio de campanha para privatizar a água na cidade à época.
Nesta terça-feira (24), Santa Rita entrou no quinto dia consecutivo sem água e parlamentares já começaram a denunciar na Assembleia Legislativa que a empresa não têm capacidade técnica para administrar o serviço. A falta de água também prejudicou o funcionamento das escolas. Na cidade, as aulas foram interrompidas e carros-pipa serão contratados pelo Governo do Estado para contornar o problema.