Um menino de um ano foi internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande após se engasgar com um caroço de pinha. O acidente aconteceu no último domingo (22), na cidade de Matureia, no Sertão, mas o caso só foi divulgado nesta quarta-feira (25).
De acordo com a pediatra Noadja Cardoso, a criança brincava com a irmã no jardim de casa quando encontrou o caroço da fruta, que havia sido descartado incorretamente por algum familiar. O menino levou o caroço à boca sem que nenhum adulto percebesse.
“Em vez de descer para o esôfago e estômago, o caroço da pinha acabou obstruindo as vias aéreas da criança. Por um milagre, ela não morreu”, disse a médica.
Ao chegar ao Hospital de Emergência e Trauma, a criança foi submetida a uma fibrobroncoscopia para retirada do caroço. Segundo Noadja Cardoso, o procedimento foi difícil.
Devido ao quadro de edema de glote, a criança precisou ser entubada e se recupera na UTI. Nesta quarta-feira (25), a equipe médica dará início ao processo de desmame da ventilação mecânica. Apesar da evolução positiva do paciente, Noadja Cardoso faz um alerta aos pais e responsáveis por crianças.
“O menino poderia ter morrido. Às vezes, uma atitude que passa despercebida pode provocar uma fatalidade. Então, cuidadores de crianças, prestem atenção aos detalhes”, recomendou.
De janeiro a abril deste ano, o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande realizou quase 1.100 atendimentos emergenciais de crianças e adultos que aspiraram algum tipo de objeto.