Ideias originais foram criadas pelo publicitário Lucas Salles, ainda no primeiro turno
Abelardo Barbosa, o Chacrinha, costumava dizer, referindo-se a meio televisivo, que “nada se cria, tudo se copia”.
No meio publicitário, especificamente no que diz respeito às campanhas políticas, essa máxima se aplica muito bem.
Na recente campanha política, cujo primeiro turno foi encerrado no último dia 6, há um exemplo claro de utilização de um conceito usado na eleição do município de Santa Rita para o candidato Jackson Alvino (PP), que venceu o pleito.
Criado pelo publicitário Lucas Salles, o conceito expressava que Jackson era “100% Santa Rita”.
Uma referência ao fato de que ele havia nascido no município, tinha raízes familiares na cidade, ao contrário do seu adversário, Nilvan Ferreira (Republicanos), que não tinha nenhum vínculo com Santa Rita, e havia decidido candidatar-se a prefeito da cidade na undécima hora, após ter sua candidatura ‘fritada’ em João Pessoa
Na campanha de Campina Grande, que foi ao segundo turno, a campanha do prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) utilizou a mesma frase para fazer um contraponto a Jhony Bezerra (PSB), que nasceu no Ceará, embora resida na ‘Rainha da Borborema’ há mais de duas décadas. ‘Bruno é 100% Campina”, divulgou-se em peças da campanha do prefeito.
Em João Pessoa, outro conceito criado por Lucas Salles para a eleição do candidato Andrei Gonçalves (PSDB), na Bahia, ainda no primeiro turno – “Juazeiro com futuro certo” – foi utilizado pela campanha de Cícero Lucena (PP), no segundo turno.
Coincidência? O fato é que não foi usado apenas o conceito usado em Santa Rita e Juazeiro. Usou-se também a ideia central que dá sustentação a ambas as frases.
Paraibaon