A Justiça da Paraíba revogou, nesta quarta-feira (2), a prisão do ex-prefeito de Vista Serrana, Sérgio Garcia Nóbrega, suspeito de financiar uma plantação de maconha com recursos públicos. A decisão foi assinada pelo juiz Sávio José de Amorim Santos, da 5ª Vara Regional das Garantias do Sertão, que considerou a medida anterior indevida.
A soltura do ex-prefeito foi celebrada por apoiadores, que organizaram uma motociata em comemoração. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram moradores festejando a decisão.
Sérgio havia sido preso no dia 14 de março, acusado de utilizar dinheiro público para financiar uma plantação com mais de 60 mil pés de maconha na cidade de Malta, no Sertão da Paraíba. No entanto, a Justiça entendeu que a prisão foi decretada de forma irregular por um juiz plantonista, uma vez que os fatos investigados ocorreram em outubro de 2024 e não havia necessidade urgente para a detenção.
Além disso, o magistrado destacou que os investigados colaboraram ativamente com as autoridades durante o processo.
As investigações apontam que Sérgio Garcia Nóbrega seria o líder de um esquema criminoso que desviava recursos públicos para financiar o cultivo ilegal de maconha. A plantação, destruída pelas forças de segurança no ano passado, teria um valor estimado de R$ 13 milhões no mercado. Além do financiamento do plantio, o grupo também é alvo de investigações por suspeita de lavagem de dinheiro e outros crimes financeiros.
O caso segue sob apuração, e novas decisões podem ser tomadas ao longo do processo.
Comente sobre o post