O Banco Central confirmou nesta quinta-feira (3) que a tão esperada funcionalidade do Pix Parcelado será lançada em setembro de 2025. A novidade permitirá que o usuário pagador parcele uma transação via Pix diretamente no app do banco, enquanto o recebedor recebe o valor total de forma instantânea.
Com o novo recurso, o Pix — que já revolucionou os meios de pagamento com velocidade e praticidade — dá um passo além e entra de vez na disputa com o cartão de crédito.
A funcionalidade poderá ser usada tanto por pessoas físicas quanto por lojistas, e será válida para qualquer tipo de transação via Pix, inclusive transferências entre usuários.
Na prática, o consumidor que quiser realizar uma compra poderá selecionar a opção de parcelar o valor diretamente no sistema do Pix, como se estivesse fazendo uma compra no crédito.
O lojista ou recebedor receberá o valor total na hora, sem precisar esperar o pagamento das parcelas. Já o usuário pagador assume um pequeno crédito com o banco, que será quitado em parcelas conforme as condições oferecidas por cada instituição financeira.
A medida deverá facilitar especialmente o consumo de bens de maior valor, como eletrodomésticos, eletrônicos, móveis ou até mesmo compras no supermercado e serviços em geral.
Comente sobre o post